
O Yoga é uma prática milenar que ensina várias técnicas de relaxamento.
Essas técnicas vão ajudá-la a relaxar o seu corpo, a acalmar a sua mente e a harmonizar as suas emoções de forma a conseguir entrar em contacto com o seu “Eu interior”, a sua essência.
As principais consequências dessa união/conexão com a sua essência são uma vida mais tranquila, mais equilíbrio e o bem-estar em geral.
PARAR vs RELAXAR
Certamente terá uma vaga ideia de que relaxar é fundamental para o seu organismo, certo?!
Ou seja, relaxar vai contribuir para que todo o seu organismo funcione de forma correta, mas é importante que perceba que existe uma grande diferença entre parar e relaxar.
Quando para, não significa necessariamente que existe relaxamento, assim como que ao relaxar não é obrigatório que esteja fisicamente parada.
Portanto, muitas das vezes em que para, inconscientemente pode estar no chamado estado de piloto-automático, onde existe constantemente tensão ou stress.
Leia também o artigo: Como reduzir o stress – Dicas para uma vida mais calma
No outro caso, quer dizer que muitas vezes pode conseguir relaxar e desligar desse estado ao mesmo tempo que existe movimento físico.
Por exemplo, pode ser que após um dia a andar de um lado para o outro a trabalhar, muitas vezes não se aperceba que quando chega a casa e se senta no sofá, provavelmente não está a relaxar, mas apenas a descansar o corpo.

Mesmo estando fisicamente parada, o mais comum é que a sua mente continue numa “roda-viva”, completamente dispersa, a pensar na quantidade de trabalho que tem no dia seguinte, a remoer os problemas, a refletir sobre as preocupações e por aí fora.
Já para o caso de quando está relaxada e com a mente serena, mas sem parar o seu corpo, existem vários exemplos comuns como:
– Fazer uma caminhada à beira-mar;
– Participar numa aula de Yoga;
– Correr;
– Etc…
Em qualquer uma destas possibilidades o movimento do corpo está presente, mas provavelmente existe algo que lhe proporciona relaxamento.
Seja a brisa do mar, as posturas específicas para acalmar a mente ou o foco na respiração para conseguir mais resistência.
Mais à frente pode encontrar algumas técnicas de relaxamento para colocar em prática.
PORQUE É IMPORTANTE RELAXAR
Quando consegue relaxar de forma plena e profunda, o seu sistema nervoso parassimpático é acionado, promovendo várias respostas positivas e benéficas para o seu organismo e mente.
Consequentemente, o seu cérebro produz também ondas cerebrais mais elevadas que vão aproximá-la da sua mais pura essência, tendo como resultado uma agradável sensação de harmonia e paz interior.
Algumas consequências do relaxamento:
– Batimento cardíaco normalizado;
– Mais oxigénio no cérebro;
– Maior aptidão mental;
– Bons reflexos;
– Sistema imunitário reforçado;
– Bom funcionamento do metabolismo;
O QUE ACONTECE QUANDO RELAXA
No dia-a-dia, para as coisas mais comuns e automáticas, a sua mente movimenta-se numa frequência baixa (isto quer dizer que as suas ondas cerebrais se movimentam de uma forma acelerada) e neste estado a sua consciência passa apenas por um nível mais superficial da sua mente.
Mas quando consegue parar e relaxar verdadeiramente, as suas ondas cerebrais vão reduzir a velocidade, sendo então possível alcançar um estado de frequência mais elevado, que permite a passagem da sua consciência para um nível mais profundo da sua mente, onde se conecta com o seu “Eu interior”.
Não sendo fácil relaxar naturalmente, torna-se fundamental procurar algumas ferramentas que contribuam para uma vida mais calma e tranquila.

É aqui que entra o Yoga e as suas técnicas de relaxamento. Se puder ter um acompanhamento/orientação regular eu aconselho, pois assim tem a certeza de que está a praticar todas as técnicas de forma correta e existe um compromisso para que a sua prática se torne regular (só assim é possível conseguir verdadeiros resultados).
Desde aulas, sessões de meditação, workshops e programas online, as possibilidades são várias. Caso queira saber qual a melhor opção para si, pode ler o artigo 9 Dicas de Yoga para iniciantes.
Na minha academia online, pode também adquirir programas com as técnicas de relaxamento específicas para conseguir uma vida mais calma, ou ainda inscrever-se nas minhas aulas de Yoga semanais, onde para além das aulas encontra vários bónus exclusivos que contribuem para a redução do stress/ansiedade e para o seu equilíbrio e bem-estar.
5 TÉCNICAS DE RELAXAMENTO
Meditação da vela:
– Sente-se numa postura confortável;
– Acenda uma vela;
– Durante alguns momentos contemple a chama e desligue-se de tudo o que está à sua volta;
– Observe a sua cor, acompanhe o seu movimento e se a vela tiver aroma, sinta o seu cheiro;
– Não comente ou julgue, observe apenas;
– Se surgirem pensamentos, é normal e basta aceitar isso e deixá-los ir;
Veja também este artigo: Como a meditação ajuda a aliviar o stress
Balasana:
Esta é uma postura de Yoga extremamente relaxante.
– De gatas, leve as nádegas na direção dos calcanhares;
– Incline o tronco à frente apoiando a testa no tapete;
– Os braços ficam estendidos à frente ou atrás;
– Se for mais confortável, afaste os joelhos e encaixe melhor o tronco
NOTA: se não chega com a testa ao chão, feche os punhos, coloque um em cima do outro no tapete e apoie a testa.

Adhama Svasa Pranayama:
Esta é a respiração abdominal. É uma das técnicas de relaxamento que mais gosto, pois é possível de se fazer em qualquer lugar e a qualquer hora do dia.
– Calmamente, inspire por completo e sinta o abdómen expandir gradualmente enquanto os pulmões enchem até à base;
– Ao expirar, o abdómen recolhe naturalmente;
– Repita este ciclo respiratório várias vezes;
– À medida que vai respirando, perceba todas as sensações do corpo;
Se não sabe o que são Pranayamas, pode encontrar a explicação AQUI.
Dhyana Mudra:
Os Mudras são gestos que fazemos com as nossas mãos ou com o corpo.
– Sente-se numa posição confortável;
– Com as duas mãos viradas para cima, coloque a mão direita por baixo da mão esquerda;
– Apoie as mãos sobre o colo;
– Una as pontas dos dedos polegares;

Mantra OM:
Este é o mais conhecido dos Mantras, representa o som Universal, é o Todo e faz parte de todos os outros Mantras. É uma sílaba de três letras (AUM), em que cada letra simboliza os três estados da consciência do Homem (que são respetivamente: vigília, sonho e sono).
Pronuncia-se “Om”, pois o “A+U” formam o “O”.
Para entoar este Mantra, inspiramos profundamente e pronunciamos o Om na expiração. Começamos a pronunciar com a boca aberta e quando nos sentirmos confortáveis fechamos a boca para passar à vocalização do “m”. É indiferente se permanecemos mais ou menos tempo com a boca fechada (expl. “Ooooooooooomm”, ou “Ooommmmmm”).
Ao praticar uma destas técnicas de relaxamento todos os dias durante 5 minutos, sem dúvida que conseguirá momentos de mais serenidade e relaxamento. E para ajudá-la ainda mais, deixo-lhe de seguida a LISTA – 30 Ideias para silenciar a sua mente para fazer o download GRATUITO.

LISTA – 30 Ideias para Silenciar a sua Mente
Subscreva a newsletter para receber a sua lista com ideias simples e acessíveis, que vão ajudá-la a libertar-se do turbilhão de pensamentos que ocupam a sua mente, de forma a conseguir mais calma e serenidade nos seus dias.
Thank you!
You have successfully joined our subscriber list.